A alguns anos Santa Cruz do Sul viveu seu melhor momento no basquete, a década de 90 foi sem d´puvida um grande marco na história da cidade. Com um time praticamente imbatível dentro do Poliesportivo, o Pitt Corinthians sagrou-se campeão nacional em 1994, e com esse grande título, alavancou o esporte na cidade. Naquela época todos os meninos sonhavam em jogar basquete, diferente da realidade da maioria dos cantos do país, aqui não era o futebol que encantava, era o basquete. E foi assim por algum tempo até que o basquete foi desaparecendo, desaparecendo e enfim, deixado de lado em Santa Cruz.
Mas apesar de todo o abandono que o esporte viveu nos últimos anos, uma esperança se manteve intacta e sólida, e foi ela a grande responsável por cultivar a paixão pelo basquete. Depois do fim da grande era do esporte na cidade, surgiu um time de basquete pouco comum, ou melhor, diferente. Eles jogavam em cadeiras de rodas, originalmente improvisadas, e mesmo com as dificuldades e os olhares desconfiados conquistaram por duas vezes o torneio estadual de basquete para cadeirantes.
O Centro Ocupacional de Deficientes Físicos de Santa Cruz - CODESC - existe a pouco mais de 10 anos, e conta atualmente com 7 atletas que compõem a equipe campeã do torneio gaúcho de basquete para cadeirantes. As dúvidas que permeiam essa modalidade é, por muitas vezes, a grande vilã do esporte porque acaba afastando quem não conhece o basquete sobre rodas. Um bom exemplo disso é que não é necessário ser cadeirante-permanente (paraplégico) para participar. Qualquer pessoa com alguma deficiência nas pernas, por menos que seja, pode participar.
E assim como no Futebol Americano - CHACAIS - no Codesc a falta de apoio por parte dos empresários é uma das maiores dificuldades que o esporte enfrenta. Outro problema comum e enfrentado por ambas modalidades é a falta de material humano, quer dizer, falta gente pra jogar. Então se você conhece algum cadeirante que esteja sem atividade física, convoque-o para participar da equipe bi-campeã do estado e principalmente prestigie.
O pouco prestigio que eles recebem não faz falta pelo que parece, porque mesmo com o ginásio vazio em dia do jogos, o Codesc simplesmente patrola os adversários. O que faz lembrar é claro aquela outra equipe que comandava os jogos nesse mesmo ginásio a anos atrás.
Parabéns a todos atletas e pessoas que de alguma forma contribuem para o crescimento do esporte. Luciano Kist, sem dúvida este é um dos maiores responsáveis pelo momento que essa família se encontra. Dedicado, esforçado e aguerrido, ele é o coordenador, técnico e também atleta do time.
Buenas, quem tiver interesse em participar, ajudar ou simplesmente conhecer o Codesc, eles treinam todas as quartas e sextas no ginásio da Unisc das 3h às 4h da tarde.
Mais informações pelo fone: (051) 8458-4802 ou pelo e-mail: luciano.kist@hotmail.com
0 comentários:
Postar um comentário